segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Baixe grátis as primeiras gravações de Noel Rosa

Este blog orgulhosamente apresenta o CD virtual Noel Rosa Cantor - Vol. 1.

Lançado em 2 de julho de 2011 pelo site Brasileirinho, o pacote de download inclui 14 das primeiras gravações do Poeta da Vila, realizadas entre 1930 e 1932 (com as respectivas fichas técnicas), uma charge feita pelo próprio Noel (imagem ao lado), além de um texto inédito sobre o legado e a importância de Noel Rosa para a música brasileira, de autoria do jornalista Fabio Gomes, compilador do CD e editor deste blog, que assim comenta o lançamento:

- Não são exatamente as primeiras 14 gravações de Noel Rosa. Em parte porque só foram incluídas composições em domínio público (ou seja, das quais Noel é o único autor), e também porque eu optei por reservar as segundas versões de "Com que Roupa" e "Cordiais Saudações", as únicas que ele regravou, para o CD Noel Rosa Cantor - Vol. 2, com lançamento previsto para dezembro. Também estamos preparando três CDs virtuais com músicas de Noel na voz de outros intérpretes, em gravações originais feitas entre 1930 e 1940.

Este material encontra-se em domínio público, podendo portanto ser livremente distribuído, de acordo com a Lei do Direito Autoral em vigor no país. Você poderá baixá-lo aqui gratuitamente. Como retribuição, lhe pedimos apenas a gentileza de ajudar a divulgar a iniciativa, compartilhando o link deste post em suas redes sociais, para que mais gente conheça nossas iniciativas em prol da memória de Noel Rosa.

Todos os CDs virtuais incluirão, a exemplo do primeiro, um texto de Fabio Gomes e uma charge de Noel Rosa, que fará as vezes de capa.

Os destaques deste primeiro lançamento são: a estreia fonográfica de Noel ("Festa no Céu"), seu primeiro grande sucesso ("Com que Roupa?") - este samba também é um clássico da música popular brasileira, assim como outra do pacote, "Gago Apaixonado" - e três duetos, um com João de Barro ("Picilone") e dois com Artur Costa ("Espera Mais um Ano", que foi lançado apenas após a morte de Noel, e "Mentiras de Mulher"). Predomina na seleção a faceta satírica que caracterizou o início da produção noelesca.

CD Noel Rosa Cantor - Vol. 1

14 faixas (Festa no Céu - Minha Viola - Com que Roupa/1ª versão - Malandro Medroso - Gago Apaixonado - Cordiais Saudações/1ª versão - Mulata Fuzarqueira - Picilone - O Pulo da Hora - Vou te Ripar - Por Causa da Hora - Nunca... Jamais - Espera Mais um Ano - Mentiras de Mulher)

MP3 128 Kbps, 44 KHz

Duração - 38:55



***


Leia trecho do texto inédito de Fabio Gomes sobre Noel Rosa que acompanha o CD:

"Poucos artistas brasileiros produziram em tão pouco tempo uma obra tão vasta e de tamanha qualidade. Noel deixou um legado de 259 músicas, entre as quais clássicos da música popular brasileira como “Com que Roupa?”, “Palpite Infeliz”, “Fita Amarela”, “Conversa de Botequim” e “Feitiço da Vila” (as duas últimas em parceria com Vadico). Tematicamente, tanto abordou temas universais, como amor e tristeza, quanto traçou um retrato do Rio de Janeiro de seu tempo, ao descrever seus bairros e seus tipos característicos, em letras com humor, ironia e romantismo. Em suas melodias elaboradas, várias de suas soluções harmônicas antecipavam os avanços da Bossa Nova."


Nenhum comentário:

Postar um comentário