sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Sextas do Noel

A partir de hoje, as sextas-feiras aqui no blog Jornalismo Cultural serão dedicadas a Noel Rosa. Nem vou me preocupar em resumir sua trajetória por dois motivos: ou você já conhece Noel, ou se ainda não conhece o texto publicado logo abaixo será, acredito/espero uma apropriada introdução.

Noel Rosa sempre foi personagem frequente de meus textos sobre música brasileira, principalmente a partir de 2008, quando criei no meu site Brasileirinho um hotsite inteiramente dedicado à sua obra que se encontra em domínio público (já falei disso no texto publicado ontem nas Ovelhas Desgarradas - "Vamos Falar de Domínio Público?"). Como o site saiu do ar ano passado, se perdeu o acesso a este conteúdo.

E o que havia no hotsite? Além de textos meus de variados tamanhos e datas sobre Noel ou onde ele era citado ao lado de outros grandes nomes da MPB, muito material original de autoria do próprio Noel - poemas, pensamentos, peças radiofônicas, textos variados, charges etc., além claro de sua produção musical. 

As músicas de Noel em domínio público já estão parcialmente publicadas aqui no blog, na aba CDs de Noel Rosa para baixar. Até o momento são 3 CDs virtuais (dois com Noel cantando, o terceiro com interpretações de sua obra por outros cantores). Nesse processo pretendo completar com novos CDs a totalidade das gravações originais de composições de Noel cujos fonogramas já se encontram igualmente em domínio público. 

Uma curiosidade: cada um desses CDs virtuais é acompanhado por ficha técnica das faixas (baseada na discografia que eu elaborei, corrigindo inúmeras falhas e omissões disseminadas ao longo do tempo em diversas biografias do artista), uma charge de autoria do próprio Noel e um texto meu inédito. Estes textos nunca foram publicados na íntegra em lugar algum, portanto até hoje só foram lidos por quem baixou os CDs. Até hoje? Sim, porque é exatamente por estes textos que iremos começar as Sextas do Noel! Vem com a gente. 

=)



Nenhum comentário:

Postar um comentário