terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Livro Macapá: Das Declarações de Amor que eu não fiz



A escritora e jornalista Mary Paes lança seu primeiro livro solo neste sábado. O evento terá música, exposição e performances inspiradas nos poemas do livro, com a participação de artistas amigos da autora, além de algumas surpresas.

Sobre o livro, o professor de Literatura e Língua Portuguesa Ezequias Corrêa escreveu:

O novo livro de Mary Paes, Das declarações de amor que eu não fiz, é uma experiência criativa que estabelece outra perspectiva do eu-poético para com suas frustrações, por assim dizer. Engana-se quem pensa que o livro trata de uma lamúria sobre amores que não vingaram, na verdade, o que temos aqui é o extremo oposto disso. Mary Paes promove, através de seus versos, um retorno, uma rememoração ou mesmo uma reinvenção da “vida inteira que podia ter sido e não foi”, a escritora usa sua escrita para reviver o que não foi vivido ou dar um novo fim a uma história cujo final não lhe apraz. Ao proceder desse modo ela dá continuidade a uma tradição poética que existe desde que a Literatura é Literatura. O título do livro é a um só tempo belo e instigante, pois desvela um tema não muito explorado entre os chamados poetas líricos. Neste livro de poemas Mary Paes opta por falar de amores não vividos, de desejos incontidos, de pensamentos que não se concretizaram, porém ao falar de tudo isso a poetisa sul-mato-grossense radicada no Amapá consegue, através de sua escrita fácil, dizer algo ao seu público sem carregar o peso que o próprio tema acarreta. Os poemas são curtos, de formas livres e marcados por um forte apelo erótico, marca registrada da autora que já teve alguns de seus poemas lançados em diversas coletâneas. Mary Paes faz poesia com a mesma intensidade com que ama a vida e a nós cabe apenas apreciar a boa literatura que está sendo produzida por aqui. 

  • O livro cabe na palma da mão, vai confortavelmente dentro de um bolso, não ocupa muito espaço em bolsa, sacola ou mochila - ele permite esta praticidade - é leve, é simples, mas carrega em seu bojo as impressões da autora sobre o sentimento mais inexplicável que existe: o amor. Ela nos vai fazendo breves revelações e aos poucos vai tornando visível as palavras guardadas como quem abre pequenas gavetas, as gavetas do não-dito que, na poesia, encontra o seu lugar, Mary escolheu o agora e decide que está na hora de fazer todas as declarações de amor que não disse. (Adriana Abreu


Serviço

LIVRO "Das declarações de Amor que eu não fiz "
LANÇAMENTO: 3/2/2018, 20h
LOCAL: Avenida Mendonça Júnior - 12H/Altos (próximo à praça de alimentação da Casa do Artesão) 
PREÇO DO LIVRO: R$ 25,00 
Contatos: (96) 98128-5712 \ 99179-4950 (Mary Paes) 
Classificação: 16 anos 
Produção/Realização: Tatamirô Grupo de Poesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário